É importante saber que a saúde bucal é tão importante quanto a saúde de um modo geral.

Apesar de serem evitáveis, as doenças e condições bucais causam uma carga significativa de doenças em muitos países e têm efeitos ao longo da vida, causando desconforto, dor, desfiguração ou até mesmo a morte.

PREZE PELA SUA SAÚDE BUCAL

Calcula-se que cerca de 3 bilhões de pessoas, em todo o mundo, sejam afetadas por doenças bucais.

Cáries não tratadas em dentes permanentes são a condição mais comum, de acordo com diversos relatórios científicos.

O tratamento para condições bucais é caro e geralmente não faz parte da cobertura universal de saúde.

VISÃO GERAL

A maioria das condições bucais são amplamente evitáveis e podem ser tratadas em um estágio inicial.

A morbidade bucal deve-se principalmente à cárie dentária, doença periodontal, câncer bucal, trauma oral e fissura labiopalatal.

Segundo estudos realizados em diversos países, essas condições afetam quase 3,5 bilhões de pessoas no planeta, sendo a mais comum a cárie de dentes permanentes.

Em todo o mundo, estima-se que 2 bilhões de pessoas sofram de cárie dentária permanente e 520 milhões de crianças de cárie dentária decídua.

COMO SURGE A CÁRIE DENTÁRIA

A cárie dentária aparece quando a placa dentária que se forma na superfície dos dentes transforma os açúcares livres presentes em alimentos e bebidas em ácidos que, com o tempo, destroem o dente.

DOENÇA PERIODONTAL É UMA COISA SÉRIA

A doença periodontal afeta os tecidos que circundam e sustentam os dentes. Eles se manifestam por sangramento ou inchaço das gengivas, dor e às vezes por mau hálito.

Nas formas mais graves, a destruição da inserção que liga a gengiva ao dente e do osso que sustenta o dente cria bolsas que causam mobilidade dos dentes e às vezes sua perda.

CÂNCER BUCAL: PREVINA-SE!

O câncer bucal inclui câncer de lábios e outros locais da cavidade oral, bem como câncer de orofaringe.

Em todo o mundo, a incidência de câncer de lábios e cavidade oral é estimada em 4 casos por 100.000 pessoas, mas varia muito de acordo com a localização, de nenhum a cerca de 20 casos por 100.000 pessoas.

O câncer bucal é mais comum em homens e idosos, e sua frequência varia muito dependendo do nível socioeconômico.

TRAUMA ORAL: OUTRO PROBLEMA GRAVE

O trauma oral resulta do impacto nos dentes e outros tecidos localizados na boca e na cavidade oral. Cerca de 20% das pessoas sofrerão traumatismo dentário em algum momento de suas vidas.

Essas lesões podem resultar de fatores orais, como desalinhamento dos dentes, e fatores ambientais.

FISSURA DE LÁBIO E PALATO

As fissuras labiais e palatinas, os defeitos congênitos craniofaciais mais comuns, têm prevalência de aproximadamente 1 por 1.000-1.500 nascidos vivos em todo o mundo, com grande variação entre estudos e populações.

Embora a predisposição genética tenha um papel importante, outros fatores também entram em jogo, como má alimentação, tabagismo, álcool e obesidade durante a gravidez.

DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS E FATORES DE RISCO COMUNS

A maioria das doenças e condições bucais tem os mesmos fatores de risco modificáveis que as quatro principais categorias de doenças não transmissíveis.

Além disso, o diabetes mellitus teria relação recíproca com o aparecimento e progressão da periodontite.

DESIGUALDADES EM SAÚDE BUCAL

As doenças bucais afetam desproporcionalmente as pessoas pobres e socialmente desfavorecidas. Existe uma correlação muito forte e consistente entre o nível socioeconômico e a prevalência e gravidade das doenças e condições bucais.

CUIDANDO DA SAÚDE BUCAL

A carga de doenças bucais e outras doenças não transmissíveis pode ser reduzida por meio de intervenções de saúde bucal direcionadas contra seus fatores de risco comuns.

Essas intervenções são as seguintes: promover uma alimentação equilibrada, pobre em açúcares livres e rica em frutas e legumes, tendo a água como principal bebida.

Além disso, abandonar o tabagismo em todas as suas formas, incluindo mascar fumo, bem como reduzir o consumo de álcool.

Também, é válido incentivar o uso de equipamentos de proteção quando estiver praticando atividades esportivas, em especial as consideradas de grande risco, e nos deslocamentos de bicicleta e moto, a fim de reduzir as chances de ocorrer trauma facial.

ACESSO A SERVIÇOS DE SAÚDE BUCAL

Devido à distribuição desigual de profissionais de saúde bucal e à falta de serviços de saúde adequados para atender às necessidades da população na maioria dos países, o acesso aos serviços primários a um dentista é muitas vezes insuficiente.

Os altos custos de saúde bucal verificados na maioria dos países podem ser uma grande barreira para que a população, principalmente os menos favorecidos economicamente, tenha acesso aos cuidados.

Seja como for, faça o que estiver ao seu alcance para manter uma higiene adequada em sua boca.

Escove os dentes após as refeições e jamais vá dormir após ter ingerido balas, chocolates ou doces de uma forma geral.

E lembre-se que em 25 de outubro se comemora o Dia Nacional da Saúde Bucal. Aproveite e conheça à CLIOPAF. Clínica Odontológica Pais e Filhos para toda sua família. Com tratamentos modernos e tecnologia de ponta. Oferecemos uma experiência incrível no tratamento e preservação do seu sorriso

Gostou deste artigo? Então, por favor, compartilhe!