A cirurgia de implante dentário é um procedimento cirúrgico bastante importante, sendo fundamental tomar as medidas pós-operatórias adequadas para garantir uma boa recuperação. 

Muito provavelmente, uma das primeiras coisas que você sentirá após a cirurgia é a fome, porque terá que se abster de comer por cerca de seis horas antes de se submeter ao procedimento.

Se você recentemente fez uma cirurgia de implante dentário ou está interessado em obter implantes, pode estar se perguntando o que deve comer durante o período de recuperação de 1 a 2 semanas. Neste blog, discutiremos alguns alimentos que você deve comer, bem como alguns que você deve evitar durante a recuperação. 

O que são implantes dentários?

Um implante dentário é um pequeno pino, geralmente feito de titânio, que serve como substituto da raiz do dente. 

Um conector, conhecido como pilar, é colocado ou embutido na parte superior do implante dentário, que o conecta ao dente substituto. Finalmente, uma coroa, um dente substituto, é fabricada sob medida para combinar com seus dentes naturais, completando o implante dentário.

O que comer após um implante dentário?

Obviamente, sua capacidade de mastigar será afetada temporariamente, sendo altamente recomendável que você mantenha uma dieta de alimentos macios por pelo menos 10 a 14 dias após a cirurgia ou até que sua boca não esteja mais sensível. Então, quais alimentos você pode comer e quais estão fora dos limites? 

Abaixo estão seis ideias de refeições pós-cirurgia que irão ajudá-lo a passar por seu período de recuperação com louvor.

Primeiros dias após um implante dentário

Nos primeiros dias após a cirurgia, você deve comer apenas a refeições totalmente líquidas, se possível. Isso inclui sopas suaves (nada muito quente), caldos e caldos caseiros, bebidas substitutas de refeições, bebidas proteicas, smoothies de frutas e vários sucos. 

Para garantir dentes mais saudáveis, prefira bebidas nutritivas com alto teor de cálcio. Além disso, ao escolher frutas, tente consumir frutas cítricas em quantidades moderadas, por exemplo, laranjas, toranjas, etc. 

Embora sejam excelentes fontes de vitamina C, nutriente essencial para a saúde das gengivas, as frutas cítricas são altamente ácidas, o que pode danificar o esmalte dos dentes.

Cereais cozidos são uma excelente escolha nutritiva e fácil de mastigar. Considere farinha de aveia coberta com mirtilos finamente amassados, canjica com queijo derretido ou creme de trigo coberto com um pouco de manteiga e canela.

Almoço 

Opte por ovos mexidos com queijo em pasta. Não é apenas delicioso e fácil de mastigar, mas também possui poderosos benefícios nutricionais para a saúde bucal. 

Tenha em mente que os ovos são uma excelente fonte de fósforo, um mineral que desempenha um papel vital na manutenção da saúde dos dentes. Além disso, a gema do ovo é rica em vitamina D, que facilita a absorção do cálcio para manter os dentes saudáveis ​​e fortes.

Legumes e saladas

A batata-doce é um excelente alimento de recuperação, não apenas porque pode ser facilmente fervida e amassada para uma ótima “mastigabilidade”, mas também porque é rica em vitamina C, que, como mencionado anteriormente, é essencial para a saúde das gengivas.

Verduras folhosas, como couve e espinafre, dão um soco duplo para a saúde bucal: são fáceis de mastigar quando cozidas em uma textura macia e contêm níveis abundantes de cálcio, um dos principais nutrientes para dentes saudáveis.

Tente refogar couve ou espinafre (ou uma combinação de ambos) em azeite ou manteiga clarificada para obter um alimento de recuperação delicioso e nutritivo.

Carnes

 Se você é um amante de carne, não precisa se sentir abandonado. 

Contanto que você escolha carne macia e úmida (por exemplo, frango, peru ou boi) que possa misturar com batatas ou vegetais em um processador de alimentos, ainda assim, poderá criar uma refeição saborosa que suas gengivas e dentes macios apreciarão. 

Considere também peixes cozidos macios, como salmão, bacalhau ou linguado, que não são apenas fáceis de mastigar, mas também contêm ácidos graxos ômega-3 ricos em nutrientes que podem ajudar a reduzir a inflamação, que contribui para o inchaço das gengivas.

Alimentos a evitar após a cirurgia de implante dentário

Para evitar danos ao seu novo implante, evite os seguintes alimentos nas primeiras semanas após a cirurgia:

  • Alimentos crocantes, como batata frita ou pipoca;
  • Alimentos duros, como maçã inteira;
  • Alimentos mastigáveis, como gomas;
  • Alimentos pegajosos, como caramelo;
  • Alimentos ácidos, como laranjas;
  • Alimentos picantes, como salsa e pimenta;
  • Alimentos e bebidas muito quentes, como sopas ou café.