A prótese dentária fixa tem como intuito trazer mais conforto e autoestima para o paciente! 

Foto grátis velho sentado no consultório do dentista

Muitas pessoas recorrem à prótese dentária fixa, e esse procedimento está entre um dos mais solicitados nas clínicas de odontologia. 

A prótese dentária fixa é uma peça artificial dentária muito eficaz no caso da perda dos dentes. Ela devolve ao paciente, o poder de realizar atividades que antes não era possível concretizar sem seus dentes. 

Antigamente, era mais comum que algumas pessoas tirassem os dentes naturais para colocar uma dentadura e, assim, se livrarem da dor de cabeça de ter que lidar com problemas dentários.

Mas, isso ocorria por falta de tecnologia na área da saúde bucal, afinal, era muito mais complicado fazer uma extração se comparado aos tempos atuais. 

Com o acesso aos novos recursos, tratar dos dentes se tornou algo muito mais acessível, podendo recorrer inclusive ao tratamento de prótese dentária. 

A peça artificial fixa é um recurso que pode ser aplicado em um ou mais dentes na boca. Essa solução consiste em integrar na boca dentes perdidos e recebe o nome de prótese fixa por ser fixada na boca. 

Como age a prótese dentária fixa?

Antes da confecção da prótese dentária fixa, é feita uma análise pelo profissional de odontologia para checar se o indivíduo tem condições de receber a prótese. 

A peça, feita em laboratório, pode ser colocada por meio de um pino encaixado na gengiva ou na boca,  com o apoio dos dentes naturais. 

Antes da fabricação, alguns detalhes são levados em consideração para que não ocorra nenhum tipo de erro no resultado final, entre eles: formato, altura, largura, e outros detalhes. 

A falta de dentes pode gerar, também, outros problemas. Sem eles,  a mastigação acontece de forma inadequada, colocando em risco os outros dentes. 

Caso alguém perca algum dente, a recomendação é ir a um profissional e realizar a inserção da prótese dentária fixa, não só pela estética, mas também pela preservação da saúde bucal. 

Cuidados além da prótese dentária fixa

Alguns pacientes, após colocar a prótese dentária fixa, deixam os cuidados rotineiros com os dentes de lado. Contudo, é fundamental manter o cuidado em dia, evitando comer alimentos duros como sementes, torresmo e outros,  além de manter a higiene e outras recomendações médicas. 

Além disso, antes da inserção da prótese, é feita uma preparação para que seja colocada de uma forma adequada e que não desorganize a arcada dentária, evitando danos ao paciente.

Algumas pessoas, após a aplicação, abandonam o cuidado também de ir ao dentista, mas é preciso permanecer cuidando da prótese e também dos demais dentes com acompanhamento do profissional de odontologia. 

Lembrando que, não são todos que conseguem inserir a prótese sem complicações, por este motivo, a pré-avaliação da boca e dos dentes é fundamental antes do processo de aplicação da peça.

Algumas pessoas deixam de se cuidar por acharem que estão velhas demais e que recorrer a um tratamento de prótese tardiamente é o mesmo que gastar dinheiro. Mas, para colocar a prótese dentária fixa, não existe um prazo limite.  Muito pelo contrário, quanto antes se cuidar melhor. 

Motivos da perda dos dentes

Um indivíduo pode perder os dentes por diversos fatores, mas o fator principal é a falta de higiene. 

Portanto, é muito importante que exista uma atenção especial com relação à manutenção da saúde bucal, para não correr riscos.  

Alguns cuidados de higiene bucal indispensáveis: 

  • Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia;
  • Passe o fio dental todos os dias;
  • Use enxaguante bucal;
  • Tenha uma alimentação saudável e evite ao máximo o consumo de açúcar;
  • Visite o dentista regularmente;
Foto grátis tiro horizontal de jovem com cabelos cacheados escova os dentes com escova de dentes elétrica segura o copo de enxaguatório bucal fresco cuida da higiene dental isolada sobre fundo rosa rotinas diárias

Quais hábitos levam a inclusão da prótese dentária fixa

Alguns hábitos são muito inadequados e podem levar a necessidade de aplicação da prótese fixa, entre elas: 

  • Falta de higiene bucal; 
  • Alimentação inadequada; 
  • Evolução de cáries, bactérias e tártaros; 
  • Problemas na gengiva; 
  • Problemas relacionados a aparência do dente; 
  • Traumas; 
  • funcionalidade debilitada; 
  • Não ir ao dentista regularmente; 

Porém, caso ocorra a necessidade de utilizar, vale lembrar que há inúmeros benefícios em aderir tal procedimento, confira:

  • Melhora a fala;
  • Aperfeiçoa a estética;
  • Devolve melhor o sorriso;
  • Promove bem-estar;
  • Aumenta a autoestima;
  • Leva mais qualidade de vida.

Quem não pode colocar a peça artificial fixa?

Algumas pessoas não podem, por motivos médicos, fazer o uso da prótese dentária. Entre elas, quem tem problema na gengiva e quem está com os ossos danificados. Além disso, outros casos podem impedir o uso, portanto, fale com seu médico antes de decidir fazer o procedimento.

Se você tem o sonho de colocar uma prótese, entre em contato com a CLIOPAF, temos profissionais preparados para atender você.

Foto grátis mulher nova que recebe check-up odontológico