Se você tiver um ou mais dentes ausentes, o implante dentário pode ser a solução para o seu problema.
O implante dentário se parece e funciona muito como seus dentes naturais.
Apesar de um implante dentário ter uma alta taxa de sucesso, este pode não dar certo e ocorrerem falhas periodicamente.
QUALIDADE DO IMPLANTE DENTÁRIO
Um implante dentário precisa ser fabricado com o mais alto padrão de qualidade. Há inúmeros fabricantes de implante dentário que ainda não foram avaliados. Sendo assim, você deve utilizá-los com cautela.
Falha na Osseointegração
Uma vez que seu implante é colocado, ocorre um processo conhecido como osseointegração.
Simplificando, esta é a fusão do maxilar e implante juntos. Quando isso não ocorre, é conhecido como uma osseointegração com falha.
Uma osseointegração malsucedida é caracterizada por um implante que está solto ou cai. Também pode ser uma falha se houver mais de 1 mm de perda óssea no primeiro ano ou mais de 0,2 mm após o segundo ano.
Qualquer pessoa pode estar sujeita a uma infecção apesar de ser tratada pelo melhor dentista do país.
A peri-implantite é uma infecção comum que afeta os tecidos ao redor dos implantes dentários. Essa infecção pode causar inflamação das gengivas e até se espalhar para o osso ao redor do implante.
Diversos fatores podem causar isso, incluindo má higiene dental ou cimento dental que escapa por baixo da coroa e fica preso nas gengivas.
Danos nos nervos ou outros tecidos
A colocação de implantes requer a inserção de um parafuso de titânio nas gengivas e no maxilar.
Isso deve ser feito com muito cuidado por um implantologista qualificado para evitar danos nos nervos ou outros tecidos.
Os nervos que cercam os dentes são muito sensíveis, portanto, danos a um deles podem resultar em dor intensa, formigamento, dormência ou sensibilidade extrema.
Essas sensações podem afetar outras áreas além do dente, incluindo a língua, lábios, gengivas, bochecha ou queixo.
A colocação inadequada de implantes dentários também pode afetar o tecido circundante.
Carregamento imediato
O implante dentário geralmente requer duas visitas ao implantologista. O implante dentário é colocado durante a primeira visita, seguido por uma coroa dentária seis a 12 semanas depois.
Esse processo de duas etapas permite que o osso tenha tempo suficiente para se fundir com o implante antes de adicionar uma coroa.
No entanto, em alguns casos, o dentista pode realizar a carga imediata, que envolve a colocação da coroa e do pilar durante a mesma consulta.
Embora existam alguns benefícios na carga imediata, o implantologista tomará todos os cuidados ao realizar esse procedimento.
Dificuldades do seio da face
Os implantes dentários colocados na fileira superior dos dentes às vezes podem interferir nos seios da face.
Quando isso acontece, a área pode ser facilmente infectada ou inflamada. Uma radiografia realizada pelo dentista pode ser necessária para determinar se um implante dentário é a causa de sua condição sinusal.
Rejeição de corpo estranho ou alergia a metal
O implante dentário é feito de materiais artificiais que são frequentemente identificados como objetos estranhos e depois rejeitados pelo corpo do paciente.
Seu corpo também pode ser alérgico ao titânio ou a qualquer outro metal usado para criar seu implante dentário.
A menos que você já tenha colocado parafusos, placas ou pinos de titânio ou outros metais em outras partes do corpo, você provavelmente não saberá como seu corpo reagirá a um implante até que ele seja feito.
Um teste apropriado é realizado a fim de determinar se você tem alergia ao titânio ou a outro metal.
Se os resultados forem positivos, pode ser necessário remover o implante dentário cirurgicamente.
Alguns sinais de que você pode ter uma alergia ao metal incluem coceira e fadiga crônica.
Apertar ou ranger os dentes
Apertar ou ranger os dentes repetidamente pode causar uma enorme pressão sobre os implantes dentários e, em última análise, pode levar ao seu fracasso.
Muitas pessoas também sofrem de bruxismo, uma condição que envolve apertar ou ranger os dentes durante o sono.
Só porque você aperta ou range os dentes não significa que você não pode ter um implante dentário, mas significa que você deve tomar algumas precauções adicionais.
É preciso fazer um esforço consciente para evitar ranger os dentes durante o dia.
E se houver um acidente ou uma lesão, não é possível prever se o implante dentário pode ou não ser afetado.
O que fazer se um implante dentário falhar?
O que você deve fazer se um implante falhar? A boa notícia é que, em muitos casos, o implantologista às vezes pode salvar seu implante dentário se o problema for detectado cedo o suficiente.
Em outros casos, um novo implante pode ser colocado no mesmo local do primeiro.
Se um segundo implante dentário não der certo, isso é um forte sinal de que sua estrutura óssea é inadequada ou que seu corpo está rejeitando o implante.
Nesse caso, o dentista provavelmente irá procurar outras opções em vez de tentar um implante dentário pela terceira vez.
Conheça a CLIOPAF, somos uma clínica especializado em implantes dentários em Salvador.