A estética bucal é muito importante não só para deixar uma pessoa bonita, mas, também, pela saúde.
Apesar de isso parecer ser verdade, nem sempre um sorriso bonito significa que é saudável. E a estética bucal é importante por isso.
Dentes que foram clareados com perfeição são tão vulneráveis a doenças gengivais e cáries quanto os dentes que não foram.
A ESTÉTICA BUCAL PRIORIZA UM SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
A estética bucal se preocupa em dar ao paciente um sorriso bonito e, o mais importante, saudável.
Assim, a pessoa precisa se preocupar com sua estética bucal como se preocupa quando cuida de sua pele, por exemplo.
A estética bucal tem diversos cuidados preventivos e tratamentos para pequenos problemas quando eles aparecem.
A seguir, você verá 5 dicas de estética bucal para ter um sorriso bonito e saudável. São procedimentos simples, mas que valem muito!
1. Agende os tratamentos de clareamento
Se você quer um sorriso branco, mas não consegue se livrar de seu sorriso amarelo apenas com cremes dentais clareadores, pode ser uma boa ideia investir em um tratamento profissional de clareamento.
Esses tratamentos de estética bucal são seguros e eficazes, tanto que podem clarear os dentes em vários tons em apenas uma única visita!
Os tratamentos são projetados para remover as manchas que estão presentes. No entanto, deve-se ressaltar que esses tratamentos não podem evitar manchas futuras.
O tempo que seus dentes vão permanecer brancos depende muito de você. Em geral, a estética bucal tem tratamentos que podem durar de alguns meses a três anos.
Você pode fazer com que seus dentes brancos durem mais seguindo várias orientações desta lista.
2. Cuide de sua higiene bucal
A estética bucal ajuda a criar uma rotina de higiene bucal, que é o passo mais importante para manter a boca saudável.
Você deve escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, usar fio dental pelo menos uma vez por dia e usar enxaguante bucal diariamente.
Isso protege sua boca das bactérias que causam cáries e doenças das gengivas.
Escovar os dentes é importante para remover a placa da superfície dos dentes, mas só a escovação não consegue atingir todas as áreas. É por isso que o uso do fio dental e o enxaguatório bucal são partes cruciais para manter a boca saudável.
O uso do fio dental remove a placa bacteriana entre os dentes, protegendo-o da doença gengival, que é a principal causa de perda de dentes.
O enxaguante bucal também atinge áreas que a escovação e o fio dental não conseguem sozinhos, e você pode obter enxaguantes bucais que protegem contra qualquer problema com o qual você luta, como cáries ou gengivite.
Fazer isso diariamente também ajudará a manter os dentes mais brancos por mais tempo.
Se você quiser, pode comprar cremes dentais clareadores para dar um pouco mais de clareamento a sua rotina.
3. Compre uma escova de dentes de cerdas macias
Quando você está limpando uma mancha teimosa no balcão da cozinha, esfregar com força ajuda a removê-la. Infelizmente, isso não vale para os dentes!
Esfregar com força ou usar materiais abrasivos em seus dentes pode realmente fazer mais mal do que bem, então quando você estiver procurando por uma escova de dentes, certifique-se de comprar uma com cerdas macias.
Se as cerdas forem muito duras, podem irritar as gengivas e contribuir para a erosão do esmalte; com o tempo, isso pode contribuir para a retração das gengivas e dentes sensíveis.
Mesmo com uma escova de dentes de cerdas macias, você deve escovar os dentes suavemente, em vez de colocar muita força nela.
Outra ótima opção de escova de dentes é a elétrica. Esse tipo de escova geralmente tem cerdas macias e impedem que você pressione com muita força os dentes.
A escova simplesmente desacelerará ou parará se você estiver pressionando com muita força, informando que você deve diminuir a pressão.
4. Substitua sua escova de dentes com frequência
Os dentistas, pensando na estética bucal, recomendam que você substitua sua escova de dentes a cada três a quatro meses, ou antes, se perceber que ela está começando a parecer desgastada.
À medida que a escova de dentes envelhece, as cerdas começam a se desgastar, tornando-as menos eficazes na remoção da placa bacteriana dos dentes.
As cerdas desgastadas também são mais propensas ao crescimento de bactérias ou fungos, tornando-as insalubres para você usar.
Uma escova de dentes nova é capaz de manter a boca mais limpa e o hálito mais fresco.
5. Alimente-se de forma saudável
Não é nenhum segredo que alimentos açucarados podem causar cáries, mas eles não são os únicos culpados. Carboidratos, alimentos como pão ou macarrão, são propensos a grudar nos dentes.
Isso expõe a superfície dos dentes à comida por mais tempo, e os carboidratos rapidamente se decompõem em açúcares.
Uma maneira de combater esse problema é limitando a ingestão de comidas à base de açúcar ou carboidratos ao longo do dia.
Em vez disso, tente comer frutas e vegetais. Além de serem melhores para o corpo como um todo, muitos deles são ótimos para os dentes!
Embora sejam doces, as maçãs são uma ótima fonte de flúor natural e ricas em fibras e água, estimulando as gengivas e a produção de saliva enquanto você come.
Verduras, como espinafre, têm muitas vitaminas e são ricas em cálcio, o que é bom para o esmalte.
Outros alimentos saudáveis para os dentes são o iogurte e amêndoas.
Agora que você já sabe como cuidar bem do seu sorriso, ponha em prática essas 5 dicas e visite seu dentista regularmente.
Gostou deste artigo? Compartilhe e conheça mais sobre a CLIOPAF.