Há um tempo atrás, quando alguns pacientes sentiam extrema dor de dente, por conta da cárie dentária, alguns dentistas já colocavam como a melhor alternativa arrancar o dente afetado, para livrá-lo de toda a dor. Mas atualmente, por conta do avanço dos recursos tecnológicos, além do paciente contar com vários tipos de tratamentos, também pode se tornar adepto do cuidado preventivo, fechando as portas para as cáries e qualquer outro problema que tem como intuito atingir a saúde oral.

Obter o sorriso perfeito é a meta de muitas pessoas que procuram as clínicas de odontologia, porém para contar com dentes lindos e saudáveis é preciso eliminar o problema, tratar alguma ausência de cuidado apontada pelo dentista e continuar zelando dos dentes em casa. 

Não naturalize a cárie!

Quem nunca ouviu essa frase: – Haaaaa, ter cárie é normal ou todas as crianças têm cárie, isso é normal…? Não é normal ter cárie, pois sua aparição é o aviso que algo de muito errado você está fazendo ou está deixando a desejar em algo que você deveria ter feito com afinco. 

Mesmo com toda a tecnologia odontológica disponível para os pacientes de hoje em dia, a cárie continua sendo uma antagonista, que em muitos casos causa um estrago tão grande no dente do indivíduo, que faz com que a melhor alternativa seja a extração do mesmo.

Muitas pessoas não levam a sério os cuidados de higiene, demoram para ir ao dentista e quando o profissional de odontologia comunica que o paciente tem na boca vários dentes cariados, o mesmo se assusta e não acredita no resultado da análise realizada pelo profissional, mas se a pessoa não trata da saúde oral corretamente, não tem como esperar um destino diferente, para os dentes. 

Dente de leite com cárie é motivo para preocupação? 

Sim, pois se a cárie não for tratada com urgência, pode fazer com que o dente permanente da criança nasça com problemas (exemplo: dente com má formação). Alguns pais negligenciam tanto os cuidados com os dentes de leite do filho, que chegam a não os escovar, deixando nascer um dente em cima do outro e permitem que aconteça com o dente da criança várias situações desagradáveis, que poderiam ser evitadas. A partir do momento que nascer os primeiros dentinhos do filho, por meio dos 6/7 meses de vida, já é aconselhável que os pais levem  ela para visitar o dentista. 

A cárie pega por meio do beijo?

Algumas pessoas acreditam veementemente que cárie pega por meio do beijo, mas a verdade é que não é transmissível, ela toma forma na boca de quem não trata da boca e dos dentes de maneira adequada!

Veja abaixo os sinais que o dente demonstra quando está cariado:

  • Dor de dente 
  • Aparição de pontinho preto no local 
  • Forma buraquinho 
  • Incômodo ao mastigar 
  • Sensibilidade 
  • Mau hálito 
  • Gengiva inchada e dolorida 

Ao apresentar esses sinais, não pense duas vezes e marque uma consulta com o dentista, não espere a situação se agravar para pedir ajuda!

Foto grátis foto de homem caucasiano com dor de dente, dente podre, precisa ir ao dentista
A cárie enfraquece o dente e abala a saúde bucal 

Quando ir ao dentista? 

Algumas pessoas detestam tanto ir ao dentista que só vão, para arrancar algum dente, mas não se dão conta que indo ao dentista regularmente, pelo menos 2 vezes ao ano, livra de ter que arrancar muitos dos dentes, pois quando é realizada a limpeza o profissional de odontologia combate as cáries. 

Qual tratamento retira a cárie?

Para remover a cárie, o profissional responsável faz a restauração do dente, além de retirar a cárie por meio desse tratamento é feita também a exclusão de todo resíduo que apresenta infecção. 

Não abra a porta para a cárie! 

  • Beba bastante água 
  • Tenha uma excelente higiene bucal 
  • Não fume 
  • troque a escova periodicamente 
  • Use fio dental e enxaguante bucal 
  • Visite o dentista regularmente 

O que acontece se não eliminar a cárie com urgência? 

– Sensibilidade e dor no dente 

Por conta da agitação das bactérias no dente, de fora para dentro, o indivíduo que possui dente cariado sente muita sensibilidade no dente ao ingerir alimentos muito quentes, gelados e doces; e também sente dor, que é o sinal que o dente dá demonstrando que está sendo destruído pela cárie. 

– Deterioração do dente 

Se a cárie estiver em um estado muito avançado pode acabar estragando o esmalte do dente.

– Retirada do dente 

Dependendo do estado e do estrago causado pela cárie, não sobra outra alternativa a não ser  arrancar o dente. 

–  A cárie pode atingir o coração! 

Se a cárie não for tratada pode acabar atingindo a corrente sanguínea e afetar o coração do indivíduo que pode acabar morrendo em decorrência do desenvolvimento da cárie. 

Cuide bem da sua saúde bucal, pois se você não cuidar, poderá sofrer com as consequências. Faça já a sua avaliação conosco da CLIOPAF e veja o seu sorriso brilhar de novo! 

Foto grátis close up do sorriso da mulher que faz o gesto quadro