Observar todos os sinais que a criança dá indicando dor de dente é preciso!

Se você é pai ou mãe, com certeza já se viu em alguma situação de não saber o identificar dor de dente em criança ou já passou pela preocupação de ver o filho se desesperar ao arrancar os dentinhos de leite, mas só a preocupação não basta, é preciso se atentar aos sinais para conseguir ajudar a criança com eficácia. 

Alguns pais se preocupam demais com os cuidados, enquanto outros invalidam a higiene bucal e a visita ao dentista, mas essa atitude pode trazer para a criança consequências como cáries, dentes deformados, mau hálito, dentes podres na boca, entre outros problemas, decorrentes da falta de cuidado com os dentes.

Quais são os fatores que causam dor de dentes na criança?  

– Gengivite 

– Cárie 

– Dente quebrado, ou danificado 

– Troca de dente 

– Comprometimento do canal do dente 

– Bruxismo 

Alguns pais tendo acesso aos sinais que a criança dá, dão um remédio de acordo com o diagnóstico que acham que devem seguir, sem realmente saber se esse diagnóstico é realmente verídico ou consultam receitinhas na internet que não são passadas por profissionais, o que pode acabar comprometendo a saúde bucal da criança. O recomendável é que diante de qualquer problema os pais levem a criança ao dentista e não acreditem em qualquer dica sem antes verificar, se realmente cabe tal tratamento. 

Quais os cuidados adequados com a criança se ela estiver com dor de dente:

– Bocejo com água morna 

– Compressa com água gelada 

– Dar um analgésico a ela

– Levar a criança ao dentista 

A presença dos pais é muito importante!

Obviamente as crianças não nasceram já sabendo como cuidar dos dentes, sendo assim é indispensável a presença dos pais para lhes ensinar e acompanhar-las nos seus primeiros cuidados, como escovar os dentinhos, passar o fio dental, usar o enxaguante bucal (produtos infantis), caso os pais tenham alguma dúvida sobre quais os melhores produtos de higiene bucal para comprar para o filho, é muito importante que exista uma conversa com o profissional de odontologia, para que os cuidados sejam aplicados de forma adequada. 

Evitar o consumo de doces é preciso!

De acordo com a Sociedade Brasileira e o Ministério da Saúde, não é aconselhável dar doces às crianças nos seus primeiros anos de vida. Alguns familiares gostam de dar um doce não com o intuito de estragar o dente da criança, em muitos casos fazem isso com a intenção de conquistá-la, porém mesmo tendo essa consciência, o melhor a se fazer é conversar com carinho com esse familiar e explicar que você como pai ou mãe quer que o filho tenha uma excelente saúde bucal, e por esse motivo está evitando de dar doces e agradeça. 

Explicando a situação com carinho para esse familiar, serão poucas as chances dele ficar magoado ou com raiva e a criança continuará seguindo com uma alimentação saudável sem interferências. O que não pode é os pais ver os outros dar vários doces e não falar exatamente nada, para não desagradar a pessoa, pois essa falta de atitude poderá resultar em algum problema futuro. 

Muitas crianças amam doces, mas não sabem o quão prejudicial pode ser o consumo. Os doces são inimigos oficiais dos dentes e essa informação tem que ser passada para a criança mesmo com pouca idade e para reforçar a explicação para ela , os pais podem usar livrinhos, vídeos e outros conteúdos explicativos que mostrem como os açúcares são prejudiciais aos dentes. 

Closeup de criança do sexo feminino em desconforto com a mão na bochecha, sofrendo de dor de dente no estúdio

Quando uma criança pode ir ao dentista?

Alguns pais só deixam para levar o filho no dentista a partir do momento que começa a nascer os dentes permanentes, mas o ideal é já levar a criança, para fazer a primeira visita ao dentista quando nascer os primeiros dentinhos a partir dos 6 a 7 meses, para que ela inicie os cuidados com a saúde bucal. 

Se não cuidar dos dentes de leite, mesmo que vão ser arrancados, para dar espaço aos permanentes, problemas podem surgir na dentição permanente, decorrentes da carência tanto de higiene, quanto de uma ótima alimentação e também ausência de visita ao dentista. 

Sinais que a criança demonstra quando está com dor de dente: 

– Choro frequente 

– Excesso de saliva 

– Gengiva inchada 

– Fica sem fome 

– Sente dificuldade para mastigar 

– Reclama que sente dor 

– Em alguns casos a criança sente até febre 

Pais não deixem de cuidar da saúde bucal dos seus filhos, entre em contato conosco da CLIOPAF e agende uma avaliação dentária para ela. 

Cuidar dos nossos clientes com muito carinho, para nós é mais que uma missão, é um grande prazer!

Médico examina a cavidade oral da criança usa espelho bucal para verificar a cavidade dos dentes