Cuide dos seus dentes hoje, para sorrir sem vergonha de ser feliz amanhã!
A retração na gengiva é a diminuição do tecido da gengiva que acontece quando ela sofre algum tipo de agressão ou lesão, até mesmo quando o indivíduo escova os dentes com muita força com o intuito de fazer uma higiene bucal mais eficaz, pode acabar causando a retração da gengiva. Alguns têm a ilusão que o dente cresceu, mas o dente não cresceu, a gengiva que retraiu.
Algumas pessoas não levam a sério a importância de cuidar da saúde bucal por diversos motivos, por não ter acesso a importância da higiene, por questões financeiras e também tem aquelas que sabem a importância de cuidar da saúde bucal, porém só concretizam os cuidados quando adquirem algum problema muito sério nos dentes, na gengiva ou na boca.
O que pode levar a retração da gengiva?
-Inflamação gengival (tártaro/placa bacteriana)
-Escovação exagerada
-Bruxismo
-Escovação inadequada
-Escovar os dentes com uma escova com cerdas duras (prefira escova com as cerdas macias)
-O uso de escova antiga (o recomendável é trocar de escova pelo menos 3 vezes ao ano), quanto mais velha a escova, mais força você acaba colocando para realizar a escovação.
-Carência de higiene bucal
-Má escolha do creme dental (alguns cremes dentais tem partículas abrasivas que danifica o esmalte dos dentes)
-Uso de cigarro
-Uso de palito
-Algumas pessoas usam aparelho de enfeite nos dentes o que não é recomendável, pois o indivíduo ao colocar força para morder com esse determinado aparelho pode acabar causando a retração do dente
-Próteses antigas
-Fator genético, tem pessoas que herdam dos pais a retração gengival
Como tratar a retração gengival?
Para tratar a retração gengival em alguns casos é preciso fazer plásticas, colocar lente ou faceta no dente. Em alguns quadros é preciso a aplicação de resina para ajudar no tratamento, pois corrige a coloração, formato e tamanho dos dentes.
Sintomas da retração na gengiva
– Sensibilidade nos dentes
– Mau hálito
– Dentes moles
– Sangramento na gengiva
– Diminuição da gengiva
O que acontece se não tratar da retração gengival?
Se a retração não for tratada com urgência o quadro do problema bucal pode piorar e consequentemente o indivíduo pode perder os dentes e como se trata de um problema na gengiva, o indivíduo não consegue fazer um implante dentário, para fazer a substituição do dente perdido.
Caso você perceba sinais de retração na gengiva procure ir ao dentista, não demore e não abandone os cuidados com os seus dentes. O cuidado que você dedica hoje é a tranquilidade de não ter que precisar lidar com algum problema futuramente.
O tratamento da retração gengival melhora a autoestima
Em alguns casos, principalmente no início da retração gengival, não fica muito em evidência o problema, mas com o tempo se não tratar o mau hálito fica em evidência e a diminuição da gengiva pode ficar cada vez mais visível ao ponto de parecer que você tem dentes maiores que outros na boca.
O tratamento de retração gengival é doloroso?
Muitas pessoas têm receio da cirurgia ser dolorosa e por isso optam por não fazer, mas a cirurgia além de ter uma cicatrização rápida, não dói. O tecido da gengiva na cirurgia é removido e depois colocado novamente conforme estava antes do agravamento da retração gengival.
Você sabe o que significa profilaxia dentária?
Profilaxia dentária é uma limpeza, um cuidado odontológico que deve ser realizado por um profissional especializado e tem como intuito tirar manchas, tártaros, que são placas bacterianas que prejudicam os dentes e a gengiva causando sérios problemas e desconforto na boca. A limpeza no dentista é muito importante, pois a escova utilizada pelo profissional para realizar a limpeza alcança lugares que a escova usada no dia a dia não alcança. Visitar o dentista raramente pode fazer com que os tártaros fiquem resistentes na boca e se isso acontecer é preciso um trabalho muito mais profundo para realizar a remoção.
Hábitos de higiene bucal
– Escovar os dentes 3 vezes ao dia (após as refeições é aconselhável aguardar 30 minutos para fazer a escovação dos dentes)
– Usar fio dental
– Usar enxaguante bucal (mas sem exageros)
– Usar escova com cerdas macias
– Escolher um creme dental adequado (você pode pedir recomendação ao seu dentista)
-Trocar a escova regularmente
-Visitar o dentista periodicamente (fazer uma limpeza com o dentista a cada 6 meses é o recomendável)
A higiene bucal faz toda a diferença, a partir do momento que você adquire a consciência que não está colaborando com a sua higiene bucal de alguma forma, você tem a oportunidade de fazer diferente, mudando os seus hábitos com urgência.
Você realiza a higiene bucal de forma adequada e visita o dentista regularmente?
Leia Também:
O que causa a perda dentária e como uma clínica odontológica pode te ajudar