Fazer um check up odontológico é uma coisa muito importante, não só pela saúde bucal, mas, também, pensando na saúde em geral.
Sim, pois se você tem algum problema na boca, isso pode causar uma série de doenças em outras partes do corpo.
Sendo assim, não perca tempo e procure um dentista para realizar um check up odontológico completo e veja como está sua saúde bucal.
CUSTOS DO CHECK UP ODONTOLÓGICO
Um exame desse tipo, no consultório dentário, tem valores que variam dependendo do grau de complexidade do exame e, também, de acordo com os valores praticados pelo profissional.
Outros fatores também podem influenciar no custo do tratamento e isso é avaliado no momento em que o paciente adentra o consultório e relata o motivo de ter ido até lá.
O dentista, então, fará um exame preliminar na boca do paciente e, dependendo do que for encontrado, outro exame mais complexo, em que ele perguntará ao paciente, de modo objetivo, tudo o que necessita saber para resolver o problema.
Em alguns casos, o dentista pode até solicitar alguns exames complementares.
O objetivo do check up odontológico é que o dentista tenha uma visão geral da situação da saúde bucal do paciente.
Isso é tão importante como um check up completo que você faz a mando do seu médico.
Então, faça um check up odontológico até o fim do ano, para que você entre em 2023 com um sorriso bonito e ciente de que está tudo bem com sua saúde bucal.
Perca o medo de ir ao dentista!
Todo mundo sabe que muita gente morre de medo de dentista. Cada um tem lá suas razões.
Ainda assim, visitar um dentista pelo menos 2 vezes por ano continua sendo uma recomendação válida.
Procure um profissional com o qual você se sinta confiante e confortável.
Este, antes de tudo, irá bater um papo com você, a fim de conhecer os motivos que o levaram a procurar seu consultório.
Essa conversa geralmente é um bom ponto de partida para o paciente ficar mais tranquilo e, caso venha a fazer algum tipo de tratamento, seja mais colaborativo para com o profissional.
O bate-papo
Durante o bate-papo que o dentista tem com o paciente, ele faz uma série de perguntas com o objetivo de identificar algum problema que o paciente apresente na região bucal, caso o paciente seja mais retraído e não consiga se expressar corretamente.
A partir do relato do paciente, então o dentista fará um check up odontológico para detectar quais são os reais problemas que podem haver na boca do paciente.
É aconselhável, caso o paciente não fale nada a respeito, perguntar-lhe se tem doenças como diabetes, hipertensão arterial, entre outras.
Quanto mais informações o dentista obtiver, mais seguro será o tratamento.
O que você está sentindo?
Uma visita ao dentista sempre tem um motivo específico e o dentista irá perguntar-lhe sobre isso.
Se o motivo da visita é um check up odontológico, há outros em que o paciente se queixa apenas de uma dor de dente aguda.
No entanto, existem pacientes que se queixam da própria estética dental e acabam levando a conversa para esse lado e não revelam, por exemplo, que têm ulcerações não dolorosas na boca já há algum tempo. E isso é algo preocupante, em certos casos.
Exames bucais preliminares
Durante os exames bucais, o dentista examina todas as regiões da boca em busca de algum problema.
Cavidade oral e regiões adjacentes
Na primeira etapa, as membranas mucosas, o assoalho da boca e a faringe são examinados para se procurar alguma anormalidade.
Os tecidos moles, em geral, bem como as gengivas e a língua em particular, também são examinados em relação a possíveis problemas.
Se não achar nada de errado durante o check up odontológico, que sugiram novos exames e/ou tratamento odontológico, o dentista informará o paciente.
Investigações adicionais
O pré-requisito básico para qualquer exame odontológico completo são as condições adequadas. Isso significa que, se os dentes do paciente apresentarem placa bacteriana e tártaro, estes geralmente devem ser removidos antes do exame.
Se o dentista constatar, por exemplo, irritação nas gengivas, ele fará, dependendo do caso, um levantamento do motivo daquele problema, a fim de poder avaliar o risco de uma possível periodontite.
Então, se você estiver sentindo algo de anormal na boca, não perca tempo e consulte o dentista o mais rápido possível.
Sua saúde bucal é tão importante quanto a saúde de um modo geral, pois problemas na boca podem influenciar o organismo de inúmeras formas.
Bactérias presentes na boca oferecem sempre algum risco à saúde geral do paciente.
Às vezes, uma simples infecção na cavidade bucal pode levar uma pessoa a desenvolver problemas cardíacos, alertam os dentistas.
Assim sendo, não deixe para depois uma visita ao dentista, mesmo que você aparentemente não esteja observando nada de anormal na boca.
Gostou deste artigo? Então, por favor, não se esqueça de compartilhar!